terça-feira, 11 de setembro de 2012

A música como forma de comunicação


A música como forma de comunicação

Os ritmos são uma das primeiras comunicações da humanidade. Há muito tempo que o homem se comunica através da arte emitida por sons. Um estilo musical é capaz de traçar a identidade de uma pessoa, de uma sociedade e porque não de um comercial. A música, quando bem escolhida, pode fazer com que uma marca torne-se reconhecida por qualquer pessoa simplesmente pelo ritmo.
Para falar desta arte no mundo da publicidade, converso com Leonardo Bracarense que é publicitário, designer e baterista da banda The Hells Kitchen Project.

De quais maneiras uma música pode comunicar com o público?

Principalmente através dos sentimentos, seja para trazer tranquilidade, caos, raiva, nostalgia ou qualquer outro. Uma coisa que eu costumo dizer é que não dá para ouvir apenas um estilo musical . Para cada humor que temos ao longo do dia ou da vida temos também um estilo musical ou uma música específica. Espelhamos nosso humor nas músicas que escutamos ao mesmo tempo em que podemos moldar nossos sentimentos de acordo com as canções que ouvimos.
Uma canção é capaz de definir o público alvo de um comercial?
Acredito que sim. Um método para ajudar a definir o público alvo é a criação de personagens que sintetizem as características e os gostos do universo que uma comunicação quer atingir. E nesse caldeirão de opiniões, trejeitos e gostos entram (ou deveriam entrar) as músicas que podem fazer parte da trilha sonora dessas vidas.
A música é vista por muitos como apenas uma forma de lazer e entretenimento. Na sua opinião, como ela pode contribuir para traçar estratégias?
A contribuição da música para traçar estratégias está ligada na mensagem que queremos passar quando comunicamos algo para alguém. O tom da mensagem e os sentimentos que queremos evocar ali podem surgir mais facilmente se temos uma trilha sonora adequada. No caso da propaganda, ela é vista como algo enfadonho quando é feita de maneira burocrática. Mas quando ela se transforma em entretenimento, trazendo humor ou reflexão por exemplo, as pessoas param para ver. Como usar uma criança vestida de Darth Vader para vender um carro ou um armário cheio de cerveja com homens dando “chiliques” com aquilo.

Qual é o papel da música para a consolidação de uma marca?

A música auxilia a marca a transmitir sentimento para seu público. E através dela, o público pode mais do que se identificar, mas tomar aquilo como seu, assim como acontece com a música. Muitas vezes ouvimos a mesma canção inúmeras vezes e a tomamos como nossa e quando uma marca utiliza aquela música, você se sente conectado àquela marca e começa a tomá-la como sua também.

Como é possível usar a música para estabelecer uma comunicação eficiente com o público?

Não apenas os filmes contam com trilhas sonoras, mas também nossas vidas. Sempre temos algum momento que pensamos em uma canção específica na hora de recordar. Na comunicação não é diferente, a música está ali para enriquecer a experiência do espectador e torná-la multi sensorial. E ela acaba sendo a ponte que levará o sentimento de uma mensagem ou campanha para o público.
Há como uma campanha se sustentar apenas através de uma música?
Existem casos famosos de campanhas que incorporaram uma música e aquilo foi muito marcante.
A Microsoft na década de 90 para divulgar o Windows 95 utilizou “Start Me Up” do Rolling Stones. A BMW em sua série antológica The Hire  utilizou “Song 2” do Blur em um dos seus curtas (dirigido por Guy Ritchie e estrelado pela Madonna), a Apple utliza sempre uma banda que está estourando (já passaram por lá bandas como The Vines, The Frattelis, Franz Ferdinand) para divulgar seu iPod. E ainda há também a campanha da Virgin Music, “Exercise Your Music Muscle” (exercite seu músculo musical) que contou com um AD revista sensacional em que o leitor tentaria acertar os nomes das bandas representados no cenário do anúncio, além do vídeo composto por uma animação baseada em nomes de músicas famosas, como “I Shot the Sheriff”, “Tears in Heaven”, “Bulls on Parade” e “Seven Nation Army”.
A música pode complementar uma campanha, como também pode alcançar o retorno não esperado. Quais são os riscos de usar um ritmo não adequado à uma campanha?
O risco de errar no tom é que a campanha acaba não atingindo o público e não gerando o resultado esperado. Por isso o cuidado de escolher sua trilha durante a produção da campanha. Não é simplesmente ir pelo gosto pessoal e achar que está tudo certo. É preciso muitas vezes colocar o gosto pessoal de lado e pensar no gosto do seu público. É como tentar colocar uma bala em um arco e flecha e achar que seu tiro vai funcionar.
Qual é o papel de uma banda para a identidade de uma música em uma campanha?
As músicas refletem a personalidade de uma banda. E a campanha vai buscar um sentimento em sua mensagem compatível com a personalidade da música e consequentemente da banda.  

Na sua avaliação, qual é o grau de proximidade entre a música e a publicidade?

Alto. A publicidade hoje tenta se superar mais do que nunca, especialmente se olharmos as mais premiadas ultimamente. Todas tentam proporcionar uma experiência multi sensorial utilizando basicamente a visão e a audição. E aí a música se torna um elemento chave para tornar a experiência do espectador um sucesso, ou não.
Deixe suas considerações finais sobre o assunto. 
Música e comunicação são meios fortes de mexer com os sentimentos das pessoas. Podem causar identificação, mas também repulsa, dependendo da maneira que são utilizadas. E o desafio é exatamente atingir as pessoas, mas sem invadir, mas sempre propondo uma experiência que possa ser significativa.


Está música tem uma letra e um ritmo muito significativo, por sua mensagem, e a comunicação que existe entre a letra (inglês/tradução), de característica juvenil. àqueles que ainda não compreendem as situações que a vida impõe e como lidar com os fatos que ao decorrer da idade são apresentados a cada ser de uma maneira.

Blackout

Don't kid yourself
And don't fool yourself
This love's too good to last
And I'm to old to dream

Don't grow up too fast
And don't embrace the past
This life's too good to last
And I'm too young to care

Don't kid yourself
And don't fool yourself
This life could be the last
And we're too young to see

Apagão

Não se iluda
E não se engane
Esse amor é bom demais para durar
E eu estou muito velho para sonhar

Não cresça tão rápido
E não abrace o passado
Essa vida é boa demais para durar
E eu sou muito novo para me importar

Não se iluda
E não se engane
Essa vida pode ser a última
E somos muito novos para ver.


HURRICANE - 30 SECONDS TO MARS




Hurricane

No matter how many times that you told me you wanted to leave
No matter how many breaths that you took
You still couldn't breathe
No matter how many nights that you'd lie
Wide awake to the sounds of poison rain


Where did you go?
Where did you go?
Where did you go...?


As days go by the night's on fire


Tell me would you kill to save a life?
Tell me would you kill to prove you're right?
Crash, crash, burn, let it all burn
This hurricane's chasing us all underground


No matter how many deaths that I die, I will never forget
No matter how many lives that I live, I will never regret
There's a fire inside, of this heart
And a riot, about to explode into flames


Where is you God?
Where is you God?
Where is you God...?


Do you really want?
Do you really want me?
Do you really want me dead or alive
To torture for my sins


Do you really want?
Do you really want me?
Do you really want me dead or alive
To live a lie


Tell me would you kill to save a life?
Tell me would you kill to prove you're right?
Crash, crash, burn, let it all burn,
This hurricane's chasing us all underground


The promises we made were not enough
The prayers that we had prayed were like a drug
The secrets that we sold were never known


The love we had, the love we had
We had to let it go


Tell me would you kill to save a life
Tell me would you kill to prove your're right
Crash crash, burn, let it all burn,
This hurricane chasing us all underground


Oh oh woah, this hurricane
Oh oh woah, this hurricane
Oh oh woah, this hurricane
Oh oh woah...


Do you really want?
Do you really want me?
Do you really want me dead or alive
To torture for my sins


Do you really want?
Do you really want me?
Do you really want me dead or alive
To live a lie
Furacão

Não importa quantas vezes você me disse que queria ir
Não importa quantas vezes você respirou
Você ainda não conseguia respirar
Não importa quantas noites você mentiu
Eu esperaria ao som da chuva ácida


Aonde você foi?
Aonde você foi?
Aonde você foi?


Os dias passam e as noites estão pegando fogo


Diga-me se você mataria para salvar uma vida?
Diga-me se você mataria para provar que está certo?
Bater, bater, queimar, deixa tudo queimar
Este furacão que nos persegue em nosso interior


Não importa quantas vezes eu morra, eu nunca esquecerei
Não importa quantas vidas eu viva, eu nunca me arrependerei
Há um fogo por dentro desse coração
Em um tumulto prestes a explodir em chamas


Onde está o seu Deus?
Onde está o seu Deus?
Onde está o seu Deus?


Você realmente quer?
Você realmente me quer?
Você realmente me quer morto ou vivo
Para me torturar pelos meus pecados?


Você realmente quer?
Você realmente me quer?
Você realmente me quer morto ou vivo
Para viver uma mentira


Diga-me se mataria para salvar uma vida?
Diga-me se mataria para provar que está certa?
Bater, bater, queimar, deixe tudo queimar
Este furacão que nos persegue em nosso interior


As promessas que fizemos não foram suficientes
As orações que havia orado eram como uma droga
Os segredos que nós vendemos, nunca conhecido


O amor que tínhamos, o amor que tínhamos
Nós tivemos que deixá-lo ir


Diga-me se mataria para salvar uma vida?
Diga-me se mataria para provar que está certa?
Bater, bater, queimar, deixe tudo queimar
Este furacão que nos persegue em nosso interior


Oohhh, este furacão
Oohhh, este furacão
Oohhh, este furacão
Oohhh


Você realmente quer?
Você realmente me quer?
Você realmente me quer vivo ou morto
Para me torturar pelos meus pecados?


Você realmente quer?
Você realmente me quer?
Você realmente me quer vivo ou morto
Para viver uma mentira?

THE VERVE - BITTER SWEET SYMPHONY




Bitter Sweet Symphony

'Cause it's a bittersweet symphony, this life
Try to make ends meet
You're a slave to money then you die
I'll take you down the only road I've ever been down
You know the one that takes you to the places
where all the veins meet yeah,

No change, I can change
I can change, I can change
But I'm here in my mold
I am here in my mold
But I'm a million different people
from one day to the next
I can't change my mold
No, no, no, no, no

Well I never pray
But tonight I'm on my knees yeah
I need to hear some sounds that recognize the pain in me, yeah
I let the melody shine, let it cleanse my mind, I feel free now
But the airways are clean and there's nobody singing to me now

No change, I can change
I can change, I can change
But I'm here in my mold
I am here in my mold
And I'm a million different people
from one day to the next
I can't change my mold
No, no, no, no, no
I can't change
I can't change

'Cause it's a bittersweet symphony, this life
Try to make ends meet
Try to find some money then you die
I'll take you down the only road I've ever been down
You know the one that takes you to the places
where all the things meet yeah

You know I can change, I can change
I can change, I can change
But I'm here in my mold
I am here in my mold
And I'm a million different people
from one day to the next
I can't change my mold
No, no, no, no, no

I can't change my mold
no, no, no, no, no,
I can't change
Can't change my body,
no, no, no

It justs sex and violence melody and silence
It justs sex and violence melody and silence
(I'll take you down the only road I've ever been down)
It justs sex and violence melody and silence
(I'll take you down the only road I've ever been down)
Been down
Ever been down
Ever been down
Ever been down
Ever been down
Have you ever been down?
Have you ever been down?
Have you ever been down?

Sinfonia Agridoce

Porque é uma sinfonia agridoce, esta vida
Tente fazer finais encaixarem
Você é um escravo do dinheiro, então você morre
Eu te levarei pela única estrada em que já estive
Você conhece aquela que te leva aos lugares
Onde todas as veias se encontram, yeah

Sem mudanças, eu posso mudar
Eu posso mudar, eu posso mudar
Mas eu estou aqui no meu molde
Eu estou aqui no meu molde
Mas sou um milhão de pessoas diferentes
De um dia para outro
Eu não posso mudar meu molde
Não, não, não, não, não

Bem, eu nunca rezo
Mas esta noite estou ajoelhado, yeah
Eu preciso ouvir alguns sons que identifiquem a dor em mim, yeah
Eu deixo a melodia brilhar, deixo-a limpar minha mente, eu me sinto livre agora
Mas as rotas aéreas estão claras e não há ninguém cantando para mim agora

Sem mudanças, eu posso mudar
Eu posso mudar, eu posso mudar
Mas eu estou aqui no meu molde
Eu estou aqui no meu molde
E eu sou um milhão de pessoas diferentes
De um dia para outro
Eu não posso mudar meu molde
Não, não, não, não, não
Eu não posso mudar
Eu não posso mudar

Porque é uma sinfonia agridoce, esta vida
Tente fazer finais encaixarem
Você é um escravo do dinheiro, então você morre
Eu te levarei pela única estrada em que já estive
Você conhece aquela que te leva aos lugares
Onde todas as coisas se encontram, yeah

Você sabe que eu posso mudar, eu posso mudar
Eu posso mudar, Eu posso mudar,
Mas eu estou aqui no meu molde
Eu estou aqui no meu molde
E eu sou um milhão de pessoas diferentes
De um dia para outro
Eu não posso mudar meu molde
Não, não, não, não, não...

Eu não posso mudar meu molde
Não, não, não, não, não,
Eu não posso mudar
Não posso mudar meu corpo,
Não, não, não

É apenas sexo e melodia violenta e silêncio
É apenas sexo e melodia violenta e silêncio
(Eu te levarei pela única estrada em que já estive)
É apenas sexo e melodia violenta e silêncio
(Eu te levarei pela única estrada em que já estive)
Já estive
Em que já estive
Em que já estive
Em que já estive
Em que já estive
Alguma vez você já esteve?
Alguma vez você já esteve?
Alguma vez você já esteve?



Nenhum comentário:

Postar um comentário