A síntese de texto consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que um autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
Para a realização de uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no primeiro.
Sublinhe as partes mais importantes e anote os pontos que deverão ser relatados em sua síntese. Introduza o texto, apresentando o tema, o nome do autor e exponha os fatores inerentes ao tema, ou seja, os pontos centrais do texto original.
A ordem dos acontecimentos não tem necessidade de ser a mesma do texto original, mas deve-se respeitar as relações entre fatos, sem alterar significados que o autor quis transmitir. Evite copiar na íntegra partes do texto original.
Exercite seu vocabulário procurando manter o mesmo nível de linguagem do autor, porém sem copiá-lo. A síntese é sempre redigida em terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto. Não se envolva nem participe do texto com opiniões ou análises pessoais, limite-se apenas a resumi-lo, ou seja, sintetizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário